quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Fofura,fofura, fofura!!! Fotos dos bebês


A série do Fantástico “O mundo secreto dos bebês” nos inspirou a falar de um assunto muito fofo e que toda família fica babando: fotos do recém-nascido. E tem mamãe que antes mesmo do filho (a) nascer já sonha com esse momento. Mas muita gente fica se perguntando: como são feitas essas fotos? Como conseguem? Uns até acham uma verdadeira judiação com os pequenos. Pois é, mas esse é um mercado em plena ascensão e com profissionais cada vez mais capacitados e especializados na arte de nos encantar, com ética e respeito aos bebês e as famílias. E foi esse universo encantado, através de belos cliques, que a nossa Personal stylist, Karine Mendonça, descobriu após o nascimento do seu filho Guilherme, o Guigui. Não deu outra, conversamos com a Fotógrafa Profissional Rosângela Nobre, membro da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos – ABFRN.

Publicitária de formação e pós-graduada Comunicação e Mídia Contemporânea, Rosângela já trabalhou por mais de 15 anos em agências e jornais nas áreas de design e edição de imagem, mas seu sonho mesmo sempre foi fotografar bebês e crianças. E foi a partir desse desejo que ela então resolveu dar os primeiros passos e começou a fazer diversos cursos de fotografia. Com a técnica adquirida, a aspirante a fotógrafa profissional passou a fotografar amigos e familiares, festinhas de amigos e dos filhos de amigos. O sucesso foi tanto, que logo ela passou a ser contratada para vários eventos e, principalmente, para fazer books externos de crianças. E após convites e mais convites, Rosângela não parou mais.

Com tanto entusiasmo e amor pela profissão, a fotógrafa resolveu mergulhar de cabeça no universo dos bebês. Desde 2009, Rosângela encanta com a arte de registar momentos de seres tão pequenos, mas cheios de vida e rodeados de amor. Ela conta que é preciso muito cuidado e carinho com o bebê. Tudo dos bebês precisam ser respeitados: o sono, a hora do cocô, do xixi e, claro, o humor, pois casa criança tem uma personalidade.  E todos esses cuidados têm um motivo: a sessão de fotos é feita quando a criança tem apenas 10 dias de vida. É o chamado Newborn, que quer dizer Recém-nascido em inglês. O objetivo é registrar os primeiros dias de vida do bebê, com seus traços, perfis, detalhes e posições ainda do útero. Ela conta que já fez fotos de bebês com sete dias de nascido, mas o ideal mesmo, segundo Rosângela, é fazer entre 10 e 12 dias e, no máximo, com 15 dias. Os cliques duram, em média, de 3 a 4 horas, sempre respeitando o tempo dos bebês. Um trabalho delicado e que exige muita sensibilidade.

Para a fotógrafa, o local mais indicado para fazer essas fotos é no estúdio, pois lá possui uma iluminação adequada, ambiente preparado para receber os pequenos, climatização, acessórios, mantas, cestos e roupinhas variadas. Por outro lado, ela reconhece que têm mães que se sentem inseguras de sair com o bebê tão novinho e, então, podem sim optar por fazer a sessão de fotos em casa. “Eu respeito o desejo das mamães, tanto que quando elas não querem vir ao estúdio eu indico colegas que atendem em casa”, diz.

Outro detalhe importante destacado por Rosângela é a higiene e a estrutura do local das fotos, o estúdio. Sempre manter tudo muito limpo, nunca faltar álcool gel a mão e jamais trabalhar doente são pré-requisitos para um profissional que trabalha na área. Além disso, o estúdio deve sempre estar na temperatura ideal, pois cada bebê é diferente e, então, é preciso observar a reação deles, se estão com frio ou calor.

E sabe o que mais encanta nos pais?  O sorriso!!! Esse é o verdadeiro termômetro de que os bebês estão bem e até se sentindo em casa. Os pais vão à loucura, garante a profissional. E qual é o segredo para conseguir arrancar essas belas risadinhas e fotografar momentos que ficam marcados para sempre de uma forma tão única? Conta aí, Rosângela! Ela revela que não é mágica e que, também, não tem truque. A receita é simples: “a inspiração vem com muito estudo e pesquisas. Vejo bastante fotos de fotógrafos renomados, faço cursos, workshop, participo de palestras, vídeo-aulas, cursos online e não paro de estudar nunca”, conta.

E Rosângela diz mais: "o que não pode faltar é o amor, o carinho, a calma e a paciência com os pequenos. Sem tem um segredo, então é esse", enfatiza. Chegou a hora da gente babar com as fotos dessa super profissional. Vamos lá?! 

Pre-pa-ra!!!

Contatos:
Telefone: (85) 8775.0394/9212.6560
























3 comentários:

  1. Amei a Postagem! Rosangela Nobre é uma excelente profissional, carinhosa, simpática e super atenciosa com todos, especialmente com os bebês. Amei fazer o newborn da minha princesinha com ela. Inclusive é esta da capa do post, rsrsrs. Parabéns Rosangela Nobre pelo seu magnífico talento!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir