sexta-feira, 10 de abril de 2015

A Mulher Moderna e a Autorresponsabilidade


Você, mulher moderna, sabe verdadeiramente o que significa Autorresponsabilidade?

Paulo Vieira, autor do livro “Autorresponsabilidade”, diz que ser autorresponsável  significa entender que cada um é responsável pela vida que tem levado; logo, você é o único que tem poder para mudá-la. Ufa, que alívio! Já pensou se a minha vida ou sua estivesse nas mãos de outra pessoa?

Fomos criadas por Deus  para sermos perfeitas, essa é a nossa essência. No entanto, a educação e a criação que recebemos, os ambientes que frequentamos, a quantidade e a forma de amor que nos foi dada, pode ter feito com que nos distanciássemos dessa verdadeira essência. Seja como for, a vida que você tem levado é mérito seu, seja por suas ações conscientes ou inconscientes, por sua comunicação, pensamentos, sentimentos e ações, ou até mesmo pelas crenças que você se permite ter.

Espero que não entenda essa afirmação como uma dura acusação, e sim como uma realidade libertadora, pois toda e qualquer mudança necessária terá seu início apenas com o entendimento desse conceito.


Se você não acredita que está criando sua própria história a cada pensamento, decisão e atitude e que suas vitórias e derrotas não dependem de você, então de quem dependem? Ou você acredita que as circunstâncias da vida é que vão te levando de um lado para o outro, como folhas secas ao vento? Lembre-se que Deus a criou com o livre arbítrio, e que é você quem pode mudar a sua história.
Mulheres de sucesso não reclamam das oportunidades que não apareceram, elas constroem suas próprias oportunidades, procurando sempre entender e fazer o que tem que ser feito. Sabem que as coisas não acontecem por acaso, que é a sua atitude diante da vida que vai fazer os resultados, e que tudo é consequência  de seus próprios  pensamentos, sentimentos e ações.


“Como é frustrante  vida das pessoas que não são 
capazes de construir suas oportunidades, 
como são frágeis aqueles que se colocam à mercê do mundo, 
na fila de espera de uma oportunidade". 
(Paulo Vieira)  


Agora, sabendo de tudo isso, faça-se as seguintes perguntas: 
Em que áreas da minha vida eu tenho sido autorresponsável?
Em que áreas da minha vida tenho culpado ou responsabilizado outras pessoas (como meu cônjuge, meus pais, meus irmãos, chefe, sócio, amigos) ou simplesmente as circunstâncias por meus insucessos e tristezas, como se a vida fosse um jogo de sorte e azar, não exercendo assim a minha autorresponsabilidade?
Apenas compreendendo verdadeiramente esse conceito você poderá construir uma vida extraordinária.

DESAFIO:
Escreva uma visão extraordinária da sua vida,  descrevendo com riqueza de detalhes como seria a vida que você sempre sonhou, sem limites para sonhar, pensando que TUDO é possível. Em seguida, compare a sua visão de vida extraordinária com a vida que tem levado.
Em que áreas você precisa ser autorresponsável e assumir de vez o controle do barco da sua vida? O que você precisa fazer para que ela de fato se realize?

Você não tem o poder de mudar a ninguém, se não a si mesma, mas quando você muda, tudo ao seu redor muda também. Responsabilize-se por sua vida, use sabiamente o livre arbítrio que Deus lhe deu e siga em frente, não se deixe paralisar. Sua vida extraordinária espera por você.


“Na tempestade o pessimista reclama do vento, 
o otimista espera o vento passar
 e o autorresponsável ajusta as velas”.
(Autor desconhecido)

Nos veremos na próxima coluna, onde falaremos mais um pouco sobre Autorresponsabilidade e suas 6 Leis. Um abraço, até breve!

Fernanda Morais

Master Coach de vida

Formada pela Febracis – Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico e certificada pela FCU – Florida Christian University.   

Mestranda em coaching pela FCU

facebook.com/fernandamorais

Instagram: fernandamoraiscoach

12 comentários:

  1. Artigo muito bem escrito. Valeu as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Excelente minha amada Master Coach continuar sendo autoresponsável quando a gente muda tudo muda ao nosso redor.......

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fernanda pelo o excelente texto! Ser autorresponsável faz toda diferença em nossas vidas. Saímos do papel de vítima para o papel da autora de nossa história! Fenomenal!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto! Desde que inseri autorresponsabilidade na minha vida, nunca mais fui a mesma. Sou sua fã!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Desde que inseri autorresponsabilidade na minha vida, nunca mais fui a mesma. Sou sua fã!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana esse texto, e que sejamos sempre autorresponsáveis!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, amiga! É isso aí! Autorresponsabilidade faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada queridos , saber que de alguma forma eu contribuo na vida de vocês enche o meu coração de alegria ! ❤️

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por mais uma oportunidade de reflexão e crescimento !!
    Parabéns !!

    ResponderExcluir