quinta-feira, 16 de abril de 2015

Antioxidantes: O que é isso mesmo?



Hoje vamos falar sobre antioxidante, que nada mais é do que um tipo de substância que evita a formação de radicais livres no organismo.  Os antioxidantes podem ser tópicos ou orais! Sejam os creminhos que aplicamos em casa ou nos tratamentos nas clínicas, sejam os ingeridos em forma de pílulas ou em nossa alimentação!
Confira, clicando em "mais informações", no link abaixo ;) 


Mas para falar com propriedade sobre esse assunto, devemos primeiramente entender o que causa a oxidação em nosso corpo. Por falar em corpo, ele é formado por células e essas células são formadas por pequenas moléculas. Já as moléculas são formadas por átomos e é nessa pequena estrutura que podemos entender sobre os antioxidantes!!!!

Os átomos estão constantemente se modificando e doando parte deles para os átomos vizinhos e recebendo também. Mas quando essa troca não acontece e o átomo só doa e não recebe, ele perde uma parte dele mesmo e aí o chamamos de Radical Livre! Isso é a oxidação do nosso corpo! O nosso organismo passa por esse processo inúmeras vezes!  Ao mesmo tempo, ele combate esses radicais, pois retira dos alimentos ingeridos a parte que faltava tornando esses radicais livres átomos novamente. Assim acontece o processo de antioxidação!

Mas qual o problema disso tudo?

Quando o radical livre é logo neutralizado, não tem consequência nenhuma. O ruim é quando esse problema começa a afetar muitos átomos e, consequentemente, muitas células, e, assim, virar uma "bola de neve"! Costumo comparar com uma torre de bloquinhos infantis. Se você remover o bloquinho do topo não haverá grandes problemas e a torre, apesar de não ficar completa, ainda ficará de pé! Mas se o bloquinho removido for aquele lá da base, que sustenta toda a torre, ela cairá e não existirá mais nenhuma torre! Às vezes, o radical livre afeta as células do cabelo ou das unhas, que ficam fracas e sem brilho! Mas bastam esses radicais livres afetarem as células do sistema nervoso ou mesmo de órgãos mais vitais pro probleminha virar um problemão!!!


O que mais preocupa é que, atualmente, estamos sofrendo cada vez mais processos de oxidação (formação de radicais livres), devido o estresse, sol, agrotóxicos, água com metais pesados e ingerindo cada vez menos antioxidantes, através do consumo cada vez maior de alimentos industrializados, cheios de gorduras e de agrotóxicos.  Assim, nosso corpo não consegue, muitas vezes, mesmo com uma boa alimentação, combater sozinho esses radicais. Aí é que entram os nossos amigos antioxidantes! São pequenas partículas que doam o pedacinho que faltava em nossos organismos! Encontramos antioxidantes:
  1. Nos alimentos, como frutas e verduras ricas em vitaminas, principalmente a vitamina C.
  2. Nos  óleos do bem, como o Azeite de oliva e Ômegas
  3. Nos Cosméticos com poder antioxidantes e
  4. Nos Suplementos, os complexos vitamínicos e nas cápsulas da beleza!
 A Vitamina C, Vitamina E e a Coenzima Q10 estão entre as substâncias mais antioxidantes dos cosméticos! Vale a pena!!!

Beijos a até breve!!!

Monaliza Cavalcante
Fisioterapeuta Dermatofuncional
Mestranda em Biotecnologia
Especialista em Cosmetologia
Membro da Associação Brasileira de Cosmetologia
Docente da Pós graduação em Fisioterapia Dermatofuncional / UNICHRISTUS e INSPIRAR
Docente da Pós Graduação e Graduação em Estética / FAMETRO
Av. Santos Dumont, 3131 sala 1121 Torre Del Paseo - +55 85 3264.0456
Aldeota - Fortaleza - Ceará
www.monalizacavalcante.com.br
facebook.com/clinicamonalizacavalcante
Instagram: @monalizacavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário