segunda-feira, 13 de abril de 2015

Melasma! Livre-se desse problema


Uma pele bonita e saudável é o sonho de qualquer pessoa, principalmente das mulheres. Mas existe um vilão que aterroriza a vida, ou melhor, a pele e incomoda bastante: o melasma. Mas nada de pânico, pois o problema pode, sim, ser amenizado. Entender o que é, o que causa e como tratar é o assunto da nossa coluna de hoje. Vamos lá?

Melasmas são manchas marrons que surgem na face, na área do colo e nos braços. Na maioria das vezes estão relacionadas com estímulos hormonais, ambientais e, principalmente, com a exposição solar. Além disso, são mais frequentes em mulheres que estão em idade reprodutiva. A hereditariedade também tem um peso importante no aparecimento das manchas, que possuem um alto índice de recorrência.

O tratamento deve ser persistente com cremes clareares e com o uso exaustivo de bloqueador solar com alto com fator de proteção, que deve ser reaplicado frequentemente. Na hora de praticar atividades ao ar livre, é importante não abrir mão do uso de chapéus e roupas adequadas. Em alguns casos, associamos o uso de fotoprotetores orais como luteína, polipóides, leucotomos, vitaminas e antioxidantes por longos períodos.

Alguns pacientes respondem bem aos cremes clareadores e peelings. Às vezes, porém, temos de recorrer ao laser. Nem sempre o laser é o tratamento mais efetivo, mas alguns lasers têm uma tecnologia específica para promover o claramente com ótimos resultados.

Meninas, a palavra de ordem é: cuidem-se! Tchau e até o nosso próximo bate-papo de beleza. Beijos!


Helena Rios
Dermatologista formada pela Universidade Federal do Ceará - UFC
Clínica Juvenesse Ciência e Arte
(85) 3254.6917
facebook.com/helenadeoliveirarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário